Como se preparar para uma mudança de carreira após os 30 ou 40 anos

Por Carlos Mânica, em 20 de outubro de 2018

Muitos profissionais chegam à faixa entre 30 e 50 anos de idade dispostos a mudar a trilha corporativa.

É possível fazer esta virada a qualquer momento, pois o mundo de hoje possibilita esta transição. Para quem está pensando em seguir um novo rumo e ser bem-sucedida na carreira existem 4 atitudes fundamentais:

* Fazer uma mudança por vez: primeiramente, faça uma mudança de área dentro da mesma empresa, pois irá ajudar a entender se é isso mesmo que deseja. Trocar de área, de segmento ou de mercado é mais difícil.

* Aproveitar os conhecimentos adquiridos: não abandone todas as habilidades e a experiência adquiridas ao longo da trajetória profissional. O ideal é buscar novas atividades que tenham pontos em comum com as atuais.

* Construir uma rede de contatos: ao longo da transição, procure por pessoas conhecidas no mercado em que pretende entrar. O contato serve para criar relações de parceria e mentoria.

* Estudar muito: antes de iniciar o processo é muito importante fazer uma autoanálise. Depois de conhecer a fundo o mercado em que se quer entrar, suas demandas, a rotina, os salários, busque cursos e estude bastante. E para quem quer abrir o próprio negócio, será necessário aprender a administrar uma empresa.

Tags:
Carlos Mânica Carlos Mânica