Dicas valiosas para quem está empreendendo pela primeira vez

Por Carlos Mânica, em 25 de novembro de 2018

Se você resolveu investir no seu sonho de abrir o próprio negócio e está embarcando no mundo do empreendedorismo pela primeira vez, temos algumas dicas fundamentais para garantir durabilidade, permanência e sucesso ao seu negócio.

1 – Planeje-se

Ter uma boa ideia é muito importante, mas para ser uma empreendedora de sucesso é preciso ir além. Coloque no papel o que é o seu negócio, seu público-alvo e os resultados que deseja alcançar, liste as tarefas e o prazo para executá-las e quais são suas metas.

2 – Cuide do seu dinheiro

Invista o dinheiro de forma inteligente para que ele trabalhe a favor do seu negócio. Organize os pagamentos a serem efetuados, datas de vencimentos e valores totais das prestações de longo prazo. Nunca misture suas contas pessoais com a de sua empresa.

3 – Faça contatos

Quanto maior a sua rede de relacionamentos, maior suas oportunidades e chances de sucesso. É importante que as pessoas saibam que você presta determinado serviço ou comercializa aquele produto.

4 – Negocie com o seu fornecedor

Pesquise os preços e faça pelo menos três orçamentos antes de realizar qualquer compra. Isso é essencial para você fazer uma boa negociação com seu fornecedor e conseguir o melhor custo-benefício.

5 – Fique de olhos às tendências

Com o mercado em constante mudança, é importante ficar atenta em todas as novidades e preferências do seu público para não correr o risco de ficar para trás. Não tenha medo de fazer uma adaptação em seu produto ou serviço, caso julgue necessário.

6 – Seja perseverante

Entenda onde você errou, corrija as falhas e foque nos pontos positivos do seu produto ou serviço. Ter paciência, energia e persistência vão te levar, sem dúvida, ao acerto.

Tags:
Carlos Mânica Carlos Mânica