Eu tenho Perfil empreendedor?

Por Carlos Mânica, em 11 de setembro de 2017

Essa pergunta é muito comum quando mulheres me procuram e conversamos pela primeira vez sobre a possibilidade de empreender.

Eu acredito que não exista um perfil definido para se ter sucesso no empreendedorismo, portanto, SIM todas as mulheres podem dar certo ao montar o seu negócio ou empreenderem em suas carreiras.

O foco não deve ficar no tal “perfil empreendedor” e sim no que precisa ser modificado no comportamento da empreendedora para que ela seja mais assertiva profissionalmente. Eu acompanhei dezenas de clientes que mudaram efetivamente seus comportamentos e com isso conquistaram os seus objetivos profissionais.

Todos temos limitações, imperfeições, defeitos, mas isso não quer dizer que não podemos dar certo.

O que podemos fazer efetivamente quando não somos bons em algo? Desenvolver-nos!!!! E se isso não der certo? Tercerize, contrate, delegue, associe-se, faça uma parceria, entre outras opções.

Na minha visão, a auto-sabotagem é o principal fator que impedem as pessoas de encararem os desafios necessários para mudarem suas vidas e conquistarem objetivos nunca alcançados. É bom lembrar que as vezes a “sabotagem” é clara, mas outras tantas ela vem “camuflada” através de medos, receios, procrastinação, traumas passados, situações com outras pessoas entre outros.

Uma frase que uso constantemente é do autor Mike Murdok “se você quer algo que nunca teve, faça algo que nunca fez”.

 

Carlos Mânica Carlos Mânica