Falta de foco

Por Carlos Mânica, em 23 de maio de 2017

WhatsApp Image 2017-05-23 at 15.54.04

Um mal atinge os brasileiros na atualidade, principalmente os que desejam empreender e mudar suas vidas. Se a brincadeira da doença fosse verdade, o diagnóstico seria “falta de foco”.

Está com problemas para melhorar a sua situação profissional? A resposta é clara e simples: comece colocando mais foco em sua rotina! Todos sofrem disso, mas se você é mulher, sugiro uma atenção ainda maior, pois as mulheres costumam agir de forma “multitarefa” no seu dia a dia e isso contribui para a falta de foco.

A maioria das pessoas acaba fracassando em um processo de mudança  justamente por perder o foco durante esta jornada. Vivemos em um mundo acelerado, com nossa rotina recheada de atividades, coisas para resolver, demandas, problemas etc. Não é tarefa fácil conseguir dedicar parte do nosso dia ao nosso futuro profissional.

Tanto para montar um negócio quanto para reinventar uma carreira, é necessário definir claramente os seus objetivos, a direção para onde deseja ir e jamais perder isso de vista. Além disso precisamos resistir para não nos desvirtuarmos para outro caminho durante a jornada, principalmente quando encontramos problemas e dificuldades.

O fato é que, sem “foco”, certamente não atingiremos os nossos objetivos. Para tanto, saiba que a tarefa não é fácil, porém é verdadeiramente possível. Busque determinação e esforço para manter-se na direção de seus objetivos.

Para quem tem dificuldade em focar-se e manter-se concentrado em algo, eu relaciono algumas dicas: 

1. Organize um tempo em sua agenda semanal para definir os seus próximos objetivos profissionais.

2. Escolha um local calmo para esses momentos.

3. Defina claramente seus objetivos, metas e resultados pretendidos.

4. Reflita sobre quais benefícios diretos e indiretos que você conquistará quando atingir essas metas e resultados.

5. Trace um planejamento simples, avalie com calma, tome decisões e defina as ações prioritárias.

6. Não perca tempo e execute essas ações no menor prazo possível.

7. Avalie os resultados destas ações e alinhe-os novamente com seus objetivos

8. Se começar a perder o foco ou a força de vontade, volte a olhar os benefícios que você receberá ao conquistar suas metas.

Volte a planejar, corrigir, definir ações, executá-las e avaliá-las. Repita quantas vezes forem necessárias até atingir os resultados pretendidos. Essa organização visa tornar a sua jornada mais produtiva e assertiva em um momento de mudança. Quando você conquistar os primeiros objetivos, tenho certeza que todo o esforço será recompensado com uma imensa sensação de realização.

#fica-a-dica: Conte menos com os outros, o mercado, as oportunidades, a sorte, o destino e o universo. Reinvente-se e conte apenas com você para construir o seu futuro!

Tags:
Carlos Mânica Carlos Mânica